Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Coberturas do Circuito cultural do RJ. Shows, eventos, teatro, cinema, festas,vips,moda...Tudo que acontece na vibração 40º.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vem aí a quarta edição do Barra Sustentável – O Pacto Local



Com o tema O Pacto Local, o encontro Barra Sustentável 2012 chega à sua 4º edição com uma meta mais ambiciosa: unir em um documento – O Pacto Local e seu Termo de Compromisso – as principais demandas da população da região e apresentá-lo, oficialmente, ao poder público do Rio de Janeiro, a fim de garantir a adesão e comprometimento dos candidatos a prefeito e vereador das próximas eleições.

O encontro Barra Sustentável 2012, que será realizado no salão Atlântico do Sheraton Barra, às 15h30min, pretende reunir políticos, ambientalistas, empresários e entidades civis do bairro. Patricia de Sá, curadora do evento, abre o encontro apresentando as oito metas que deram origem ao Pacto Local. O documento é fruto de um processo que envolveu representantes de cerca de 40 entidades (associações de moradores, comerciais, industriais e formadores de opinião locais), divididos em seis comitês de trabalho (Transportes, Praias, Lagoas, Vargens, Comunicação e APA Marapendi).

Após a apresentação das metas, Oded Grajew, Presidente Emérito do Instituto Ethos e criador do movimento Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, expert em mobilização social e sustentabilidade, debaterá sobre a importância dessas ações nas grandes cidades. 

Por fim, os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro – Aspásia Camargo, Eduardo Paes, Marcelo Freixo, Otavio Leite e Rodrigo Maia – receberão oficialmente o Termo de Compromisso para aderirem ao projeto.

Ao longo desses quatro anos, a iniciativa Barra Sustentável apresentou às lideranças locais os problemas e projetos para as regiões da Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Vargens e Grumari, áreas que sofrem grande impacto pelas obras de expansão viária e imobiliária da cidade e investimentos para Copa e Olimpíadas. Nesta edição, o projeto se coloca em um novo patamar ao apresentar ao poder público, efetivamente, metas de trabalho visando o futuro sustentável da região.

Antecedendo o encontro, uma série de atividades foi programada sob o “guarda-chuva” Barra Sustentável. Na semana do Meio Ambiente, duas ações importantes chamaram a atenção da população para o tema: um mutirão de limpeza das lagoas pela ONG Rio + Verde e a operação ‘Praia Feliz é Praia Limpa’ do Grupo Pão de Açúcar. Além disso, nos últimos nove meses, uma série de encontros entre os membros dos comitês oficiais do evento discutiram as principais demandas da região, definindo as oito metas a serem apresentadas e suas 28 sub-metas.

A inscrição para o Barra Sustentável será e feita pelo site www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel até o dia 21 de setembro. A entrada será 1kg de alimento não perecível para a ONG Ressurgir. O Sheraton Barra Hotel & Suites e o Grupo Pão de Açúcar irão doar a mesma quantidade arrecadada, triplicando o número de doações para a instituição. 

O hotel fica na Av. Lucio Costa, 3.150, Barra da Tijuca.
TRAJETÓRIA DO BARRA SUSTENTÁVEL
Criado em 2009 por iniciativa do Sheraton Barra Hotel & Suites, o Barra Sustentável vem se consolidando como um importante fórum de debates sobre o crescimento saudável e sustentável da Barra da Tijuca e adjacências. “O projeto surgiu com a intenção de contribuir para a mobilização da comunidade da Barra da Tijuca e arredores, despertando para a necessidade da construção de um futuro melhor e sustentável para região”, diz Ana Claudia Nery, Diretora de Vendas & Marketing do Sheraton Barra.
Em sua primeira edição, o Barra Sustentável chamou a atenção para a expansão da Barra, focando o tratamento dos resíduos e a proteção dos ecossistemas (lagoas e praias). No segundo ano, por conta dos mega eventos Copa do Mundo e Olimpíadas, a preocupação foi às grandes obras (imobiliárias e de 
mobilidade urbana) e sistemas de certificação. Já em 2011, discutiu o novo Plano Diretor da cidade e suas consequências para a região, reunindo aproximadamente 200 participantes. Em 2012, embalado pelas eleições municipais, a ideia é engajar o poder público, o empresariado e a comunidade com as demandas da macro-região.
O Grupo Pão de Açúcar, Fructa, Guaracamp e Limpóleo patrocinam a quarta edição do Barra Sustentável. Também apoiam o evento: Apoio institucional – ABIH, ACIBARRA, ACIR, AIB, AMAR, Câmara Comunitária da Barra, Lagoa Viva, Sub-Prefeitura da Barra e Jacarepaguá, Riotur, Rio Convention & Visitor Bureau. Apoio empresarial – Amigança, Amigo Mundo, Congress Rental, Gol Linhas Aéreas, Madre Comunicação, Papel Semente.

Serviço – 4ª. edição do Barra Sustentável:
Data: 25 de setembro (terça-feira)
Local: Sheraton Barra – Avenida Lucio Costa 3150 – Barra da Tijuca Salão Atlântico
Horário: 15h30min
Inscrição: grátis pelo site www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel até o dia 21 de setembro
Entrada: 1kg de alimento não perecível para a ONG Ressurgir 
Lugares limitados e somente mediante inscrição. 
Informações pelo telefone: (21) 3139-8099 / e-mail: rosangela.lopes@sheraton.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário