Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Coberturas do Circuito cultural do RJ. Shows, eventos, teatro, cinema, festas,vips,moda...Tudo que acontece na vibração 40º.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

RIO + VERDE REALIZA SEU 1º EVENTO NO DIA 2/6 APARTIR DAS 09HS NA MARINA BARRA CLUB




PARTICIPE COM SUA FAMILIA E AMIGOS DO MUTIRÃO DE LIMPEZA DAS LAGOAS DA BARRA E JACAREPAGUA

Décadas de descaso com o meio ambiente transformaram o Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá em um dos maiores  concentradores de esgoto  e lixo do Estado. A poluição da região iniciou-se na década de 50, junto com a expansão populacional da Zona Oeste. Hoje, aquelas águas, berço de diversas espécies animais e vegetais, recebem diariamente cerca de 500 toneladas de esgoto. A Comlurb coleta aproximadamente 170 toneladas de lixo por dia.

Ações como a construção de estações de tratamento de esgoto e a dragagem das lagunas já foram iniciadas pelo poder público, fazendo com que a despoluição deste ecossistema comece a se tornar uma realidade para os cariocas. Entretanto, de pouco adiantará limpar essa jóia carioca se os moradores do seu entorno não tiverem consciência das suas responsabilidades com o meio ambiente e não a mantiverem limpa para sempre.

Pensando nisso, o movimento Rio+Verde, criado por moradores da Barra e das ilhas que compõem o Complexo Lagunar da Barra e Jacarepagua, faz no sábado, dia 2 de Junho, das 09 horas às 17h,  na Marina da Barra, ao lado da Ilha dos Pescadores, um mutirão de limpeza das Lagos da Barra e Jacarepaguá.

Embarcações de até 20 pés partirão da Marina com destino às lagunas para recolherem lixo. Os três barcos que recolherem maior peso de lixo – que será pesado pela Comlurb e separado com destinação para a reciclagem – serão permiados com um motor de popa elétrico, uma bicicleta elétrica e um microcomputador.

Além da Comlurb,  várias empresa e associações locais, como AMAR, Assape, Grande Rio reciclagem, Ecobarratur, Barra Sustentável, DRD Consultoria Ambiental, CS Advogados, entre outras, já apoiam o evento.

O objetivo do Rio + Verde é promover a luta por um Rio mais limpo e ambientalmente sustentável. A limpeza das Lagoas da Barra e Jacarepaguá, às vésperas do início da Rio + 20, será a primeira de uma série de eventos que o movimento programa fazer daqui para a frente.

Enquanto os barcos  e Standups recolhem lixo nas lagoas, haverá em terra, dentro da Marina, várias atividades para adultos e crianças, como oficinas de teatro, artesanato a partir de materiais recicláveis, recreação, etc.

A entrada é franca. Mas a organização pede se possível a doação de agasalhos e alimentos não perecíveis
As incrições para a participação das embarcaçoes podem ser feitas com a Ecobarratur através do telefone 2491-4048


Nenhum comentário:

Postar um comentário