Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Coberturas do Circuito cultural do RJ. Shows, eventos, teatro, cinema, festas,vips,moda...Tudo que acontece na vibração 40º.

terça-feira, 15 de maio de 2012

ORQUESTRA NOVA SINFONIA FAZ APRESENTAÇÃO GRATUITA NA BARRA


Escola de Música e Cidadania, projeto de maior dimensão da Agência do Bem que começou em 2006, na Zona Oeste, oferece a crianças e jovens  aulas semanais de diversos instrumentos. Os alunos que se destacam passam a integrar a Orquestra Nova Sinfonia. No dia 25 de maio, sexta-feira, às 20h, eles farão uma apresentação gratuita no condomínio Riviera Del Fiori, na Barra da Tijuca.
No repertório da apresentação estão clássicos como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “O trenzinho do caipira”, de Heitor Villa Lobos e “Ode à Alegria”, da Nona Sinfonia de Beethoven. Violinos, flautas doce, flauta transversa, piano e violoncelo compõe a orquestra, que vem emocionando o público pelo talento, dedicação e também origem de seus pequenos músicos.
A Escola de Música e Cidadania está presente em Vargem Grande, Vargem Pequena e Cidade de Deus. Os alunos têm idade entre 8 e 17 anos e aprendem, entre amigos, acordes e melodias diversas, a sonhar com um futuro melhor.
“Este aprendizado contribui para a socialização e o desenvolvimento comportamental das crianças, fortalecendo suas perspectivas de vida e a construção dos seus sonhos futuros”, destaca Alan Maia. “É justamente esse o principal objetivo do projeto: formar pessoas, bons cidadãos. Se forem talentosos musicalmente, ainda melhor!”, ressalta.
Em cinco anos de atuação, a escola recebeu 600 alunos e uma pesquisa realizada recentemente indica a evolução das crianças desde o início do projeto. 96% dos alunos estão no projeto por efetivo interesse pela música; 98% se sentem “muito bem” ou “bem” nas atividades do projeto; 71% tem certeza que a música continuará presente em suas vidas daqui a 10 anos; e 100% recebem apoio da família para participar do projeto.
Em outra pesquisa realizada em 2010 com os pais destes alunos, verificou-se que para 80% deles seus filhos se tornaram mais maduros e responsáveis depois que entraram para o projeto; 78% fizeram boas novas amizades dentro do projeto; e 50% melhoraram o desempenho escolar. Ana Lucia de Oliveira, mãe da aluna Vitória, que aprendeu a tocar violino na Cidade de Deus, destaca o desempenho da menina na rotina: “ela está mais prestativa em casa e na escola”.
A apresentação faz parte do projeto de incentivo à arte e cultura, promovido pelo condomínio mensalmente, que também promove a integração entre os moradores.

SERVIÇO
ORQUESTRA NOVA SINFONIA
Sexta-feira, dia 25 de maio, às 20h
Condomínio Riviera Del Fiori – Clube Social
Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, 2500, Barra da Tijuca.
Entrada Gratuita
Classificação etária: livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário